O MILÊNIO

O MILÊNIO

Por Danilo da Silva 


O capítulo 20 de Apocalipse cita um reinado milenar e muitos são os ensinos e pontos de vista a cerca deste período.
Infelizmente é difícil expor com exatidão tudo o que a profecia quer dizer acerca deste tema devido à sua complexidade e profundidade. Devemos também entender que o livro de Apocalipse é um livro totalmente simbólico. Não quer dizer que não acontecerá, mas que a forma que é descrito não representa a forma literal. Por exemplo: a besta não será literalmente uma grande fera com sete cabeças e dez chifres; o dragão não será literalmente uma espécie de lagarto gigante com escamas no corpo, grande rabo, asas, que cospe fogo; os sete anjos das sete igrejas não são literalmente seres celestiais; e temos muitas outras simbologias. 
Mas a questão é: e o milênio? Ele seria literal? Como será? Quando será? Onde será?

A finalidade desse estudo é eliminar suposições e teorias absurdas para que possamos observar com maior clareza a realidade que nos cerca. É bom lembrar que Deus disse: Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor. Isaías 55:8; deixando claro que nem tudo aquilo que pensamos ou acreditamos é a verdade. Também é certo que temos que cumprir as leis e ordenanças, pois as profecias não estão sob o nosso poder, e sim sob o poder de Deus, pois está escrito: As coisas encobertas são para o Senhor , nosso Deus; porém as reveladas são para nós e para nossos filhos, para sempre, para cumprirmos todas as palavras desta lei. Deuteronômio 29:29; por isso, temos que entender que as profecias pertencem ao tempo de Deus e não podemos influenciá-la independente de como cremos. Declarar com certeza um assunto relacionado a um tema profético é um tanto perigoso, sendo necessário um minucioso estudo das escrituras e, ainda assim, podemos estar enganados. Mas o pecado não está na forma em que enxergamos a profecia, cada um tem a liberdade para interpretar da forma que achar melhor, o problema está em "distorcer as escrituras" e assim ensinar aos outros, pois quem à distorce claramente não vive a vontade de Deus. No máximo o que podemos fazer é buscar compreender de uma forma coerente e assim ensinar, para que haja mais temor, respeito e reverência à Deus e para que nos preparemos para esses dias. Também é evidente que o fato de estar escrito não quer dizer que está revelado, pois nem sempre compreenderemos a verdadeira interpretação; lembre-se de Daniel: Eu, pois, ouvi, mas não entendi; por isso, eu disse: Senhor meu, qual será o fim dessas coisas? Daniel 12:8; Daniel recebeu a profecia, teve a visão, ouviu as palavras, porém não compreendeu até que lhe foi revelado. Assim será também conosco. No momento próprio e oportuno nos será revelada toda a verdade. Até lá, devemos apenas nos basear em estudos racionais e evitar qualquer interpretação que ofenda qualquer outro texto que já esteja claro.
Um exemplo claro disso é quanto a marca da besta; repare que a bíblia cita que haverá uma marca porém não cita qual marca será, assim, qualquer afirmação, não passa de especulação. Apenas no tempo certo será manifesto e então saberemos. 

Portanto a ideia desse ensino é eliminar as especulações e supostas verdades uma vez que são totalmente contra as escrituras e contradizem claramente muitas passagens bíblicas, e assim, passarmos a observar aquelas que não possuem contradições e que nos dê base nas escrituras

Lembrando que o melhor intérprete para as escrituras são as próprias escrituras. Assim sendo, não podemos interpretar um texto que entre em discordância com outro; isso é ofensivo ao Espírito Santo de Deus.

Também gostaria de lembrar que alguns dias atrás postei um estudo detalhado sobre o arrebatamento e seguindo sua leitura fica mais fácil compreender alguns eventos relatados sobre o milênio, da mesma forma que esse estudo sobre o milênio coopera para uma exposição mais ampla sobre o arrebatamento, a volta de Cristo e a grande tribulação. Se você ainda não leu então clique aqui.

Peguem suas bíblias e meditemos juntos.


Início

E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar. E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos. Apocalipse 20:4. Não apenas neste versículo, mas em todo o capítulo 20 vemos a menção ao milênio.

O que é o Milênio?

A Bíblia diz que no fim dos tempos haveria uma tribulação e logo após a tribulação Jesus voltaria; todavia, alguns eventos deveriam ocorrer antes (como já vem ocorrendo desde a cruz) e "durante" a sua volta.

Muitos afirmam que o milênio se inicia após a volta se baseando neste verso: E tocou o sétimo anjo a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre. Apocalipse 11:15; mas o mesmo texto que usam contradiz essa teoria. Neste texto diz que mediante a última trombeta Jesus desce; todavia diferente do que muitos ensinam, o reino de Cristo não começará aí e não será apenas um reinado de mil anos na terra e sim o início de seu reinado eterno, para todo o sempre! Está claro que ele está vindo para tomar posse do seu reinado eterno, o que elimina a possibilidade de haver um reino de mil anos para só depois vir o reino definitivo. Ou seja, após a volta, não haverá um reinado literal de mil anos. O que nos mostra que esse reinado é antes da volta e, diferente de muitas posições a cerca desse período, a volta de Cristo marca exatamente o fim do milênio. A bíblia também narra que diversos eventos devem ocorrer na volta de Cristo, o que  entraria em divergência caso o milênio inicia-se ali; o que já deixa claro que não é ali que se inicia o milênio.
Vejamos alguns eventos que ocorrem durante o reinado de Cristo, ou o final do seu reinado que será durante sua volta, exceto a prisão de satanás, que ocorre antes ou no princípio do reinado.
No princípio do seu reinado Jesus prende o dragão: Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Apocalipse 20:2.
Já no fim do reino  milenar ou início do reino eterno ressuscita os mortos: Mas cada um por sua ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. 1 Coríntios 15:23(apocalipse 20:4; 1 Tessalonicense 4:16).
Arrebata a igreja: depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:17(1 Coríntios 15:52).
Derrama as taças da ira: E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra. Apocalipse 11:18.
Destrói a besta e o anti Cristo: E a besta foi presa e, com ela, o falso profeta, que, diante dela, fizera os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no ardente lago de fogo e de enxofre. Apocalipse 19:20(2 Tessalonicenses 2:8).
Destrói os demônios: Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 1 Coríntios 15:25.
Solta e destrói o dragão: E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão; e o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Apocalipse 20:7‭, ‬10.
Executa o juízo final: E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. Apocalipse 20:11‭-‬13.
Aniquila a morte, o inferno e os que não tinham o nome no livro da vida: E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo. Apocalipse 20:14‭-‬15(1 Coríntios 15:26).
Então, a parte do reino que estava ligada à terra chega ao fim e o reino passa a ser única e exclusivamente no novo céu e nova terra: E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1.

Essa sequência de eventos, ocorrerá todas na volta de Cristo, no último dia, no dia do Senhor; e tudo isso (ou quase tudo) ocorre no suposto milênio. Se o milênio acontecesse como muitos ensinam (literalmente, particularmente na terra ou no céu e em de paz) esses eventos não poderiam ocorrer e isso iria  totalmente contra as escrituras. Esses fatos não ocorrem antes do milênio, ocorre durante. E da mesma forma não é necessário mil anos para que tudo isso aconteça. Após a tribulação, com o arrebatamento, Deus sendo Onipresente estará no céu com a igreja da mesma forma que estará na terra destruindo as forças do mal. E tudo isso faz parte do reino de Cristo. Hoje o reino de Cristo compreende tanto céu como terra.

Em 1 Coríntios 15:25 diz Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Note bem esse verso, Paulo diz que  Cristo irá reinar "até" que ponha seus inimigos debaixo de seus pés, não mil anos. Aqui já prova que o seu reinado milenar é antes da volta, pois o milênio durará até ele vencer os inimigos e ele vencerá quando ele vier, ou seja, na sua volta finda o milênio e inicia o seu reino eterno.

Deus sendo o Deus Todo Poderoso, não precisa de mil anos para vencer os demônios. Os mil anos aqui se refere a um longo período de tempo, não necessariamente mil anos literais ou o tempo após a volta, mas sim a todo o período do presente século. Ou seja, os mil anos não são mil anos literais.

Pontos de vista e
refutação

É interessante conhecermos um pouco os principais pontos de vista existentes a cerca desse tema. Hoje existe quatro principais pontos de vista que são: Pré-milenismo Histórico, Pré-milenismo Dispensacionalista, Pós-milenismo e Amilenismo; o que passar disso são variações desses ensinos.

As visões pré ensinam que o milênio será um grande reinado de paz aqui na terra onde muitos se converterão e serão salvos dentro do período de mil anos. Alguns dizem que esse reinado será com a igreja, outros dizem que serão os judeus e tem ainda quem diga que serão os ímpios. As doutrinas pós-milenismo e amilenismo dizem que o milênio é no espaço de tempo entre a primeira e a segunda vinda de Jesus, o que faria com que o milênio estivesse acontecendo nesse exato momento e já tivesse passado dois mil anos até então. Estas duas últimas são as mais coerentes do ponto de vista bíblico o que nos leva a crer que o milênio se iniciou aqui na terra e se findará no céu com a eternidade, na Nova Terra: a Nova Jerusalém.
Esses pontos de vista são bem difíceis de crer em nossos dias, uma vez que em nossa época existe uma alienação nas mentes trazidas pelas doutrinas de fora, principalmente a dispensacionalista, e as pessoas criaram uma espécie de campo de força mental e não dão ouvidos para as sãs doutrinas; mas a verdade é que essas visões são as mais coerentes.

Todas as visões acreditam que Jesus voltará, ressuscitará os mortos e arrebatará a igreja; e isso é o fundamental, a base da cristandade... Mas, se divergem em relação ao momento dos eventos. Existe ainda diversos outros ensinos que cada visão defende se opondo umas às outras. Assim, para termos uma idéia correta, ou mais próxima da verdade, precisamos saber o que cada visão diz com relação a antes, quando e depois.

Dispensacionalista
Ambas posições pré-milenismo, dizem que o milênio será após a vinda de Cristo, todavia o dispensacionalista diz que após Cristo arrebatar a igreja ocorre a tribulação e só então Cristo volta e inicia seu reino que dura mil anos na terra com os judeus.
O erro é tanto antes como depois. Não existe volta de Cristo dividida em duas etapas, uma para arrebatar e outra para reinar, a Bíblia cita apenas uma volta! Também não existe segunda chance após o arrebatamento, independente de quem seja, tão pouco existe arrebatamento antes da tribulação, o arrebatamento é após a tribulação: Mateus 24:29-31 E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Da mesma forma não existe mil anos literais, é simbólico uma vez que Ele reinará até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. 1 Coríntios 15:25. Também não será com judeus uma vez que não existe divisão de povos após a cruz: Efésios 2:14-19 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.
Qualquer Cristão sério que possui uma vida devocional fiél a Deus e busca crescer na graça e no conhecimento, ignora totalmente essa doutrina herege.

Histórico
Já dentro do ponto de vista histórico existe divergência entre eles, pois alguns se contaminaram e passaram a crer como os dispensacionalistas, que a tribulação será depois do arrebatamento; outros, e essa é a visão correta, reconhecem que a volta e o arrebatamento é apenas após a tribulação, mas dizem que quando Jesus voltar iniciará o seu reino, também de mil anos literais, com a igreja; mas como já vimos a igreja estará no céu: depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e "assim" estaremos sempre com o Senhor1 Tessalonicenses 4:17. Jesus também disse: Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também. João 14:2‭-‬3. Aqui claramente Jesus mostra que irá para onde o Pai está, ou seja, no paraíso (E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43), e lá Ele irá nos preparar lugar para habitar. Uma vez o lugar estando preparado Ele volta (segunda vinda) para nos arrebatar, então Ele nos leva para o lugar preparado, onde ele está, e lá estaremos nós. Em nenhum ponto Jesus disse que voltaríamos e, uma vez o nosso lugar estando preparado, Jesus não nos faria sair de lá, pois lá que ele prometeu que estaríamos.
Assim, embora a visão histórica seja mais coerente, em ambas as doutrinas pré-milenismo, encontramos distorções.

Pós-milenismo
Os pós-milenistas ensinam que o milênio será simbólico e acontecerá em algum momento entre a primeira e a segunda vinda de cristo. Alguns adeptos dessa crença na atualidade ensinam que será entre todo espaço de tempo entre o primeiro e segundo advento, ficando muito semelhante ao amilenismo. A diferença principal está ligado a natureza do milênio e não em quando será. Em geral, o pós-milenismo ensina que no presente século, o Espírito Santo atrairá multidões sem precedentes para Cristo através da fiel pregação do evangelho. Entre as multidões que serão convertidas estão os israelitas étnicos que, até então, rejeitaram o Messias. No fim do presente século, Cristo retornará, haverá uma ressurreição geral dos justos e injustos, e o julgamento final acontecerá.
Esse ensino é muito interessante e, embora não seja toda a verdade, está muito próximo da verdade, ficando apenas uma breve questão acerca do ensino de que muitas ou grande maioria das pessoas seriam conduzidas a conversão e salvação. Realmente houve épocas que, em uma única pregação, centenas e milhares de pessoas se convertiam, mas infelizmente essa época já passou, estamos vivendo no tempo da apostasia, como a própria Bíblia diz: Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. 1Timóteo 4:1, e é evidente que já estamos nos últimos tempos. A bíblia também diz: E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mateus 24:12. Ou seja,  realmente houve um tempo de um grande avanço do Reino de Deus, mas quanto mais próximo o fim, mais difícil se tornará. Verdadeiramente ainda hoje, a exposição do evangelho genuíno de Deus de forma santa e bíblica, traz muitas vidas ao arrependimento e salvação, não em grande escala, mas o suficiente  para combater os falsos ensinos e ainda cooperar para o avanço do Reino de Deus na terra.
É bom citar que essa doutrina foi amplamente defendida por muitos puritanos, homens de Deus que baseavam suas vidas totalmente nas escrituras a ponto de sacrificarem suas vidas pelo avanço do reino de Deus; claro que na época deles os povos ouvintes eram mais sensíveis ao Espírito Santo que nos tempos atuais, portanto está doutrina era facilmente crida na época.

Amilenismo
O amilenismo vê Apocalipse 20 como uma descrição do reino de Cristo com o santos ao longo de todo o presente século. O foco está mais no sofrimento pelo qual Cristo indicou que a igreja passaria. De acordo com o amilenismo, o presente século milenar, que é caracterizado pelo sofrimento, será seguido pela segunda vinda de Cristo, a ressurreição geral, o último julgamento e os novos céus e nova terra. Verdadeiramente, mesmo com todo o avanço do Reino dos Céus e a liberdade que temos para expor o evangelho, é visível o grande sofrimento que temos em nosso dia-a-dia, pois Cristo mesmo nos alertou: Tenho-vos dito isso, para que  em mim tenhais paz;  no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu  venci o mundo. João 16:33. Isso faz com que o amilenismo seja o ponto de vista que, se não contém toda a verdade, está mais próximo da verdade hoje.

"Se ajuntarmos estas duas últimas visões, com exceção do ensino de que maioria do globo irá se converter, então teríamos uma doutrina, 'em meu ponto de vista', perfeita".

Com certeza, o amilenismo é o ensino que mais se aproxima da verdade; pois, após uma profunda análise, as contradições são eliminadas com argumentos convincentes, diferente de ensinos irracionais que distorcem totalmente as escrituras e não possuem fundamentos sólidos.
A verdade é que, alguns textos ao serem estudados isoladamente, podem parecer algo; mas no decorrer do estudo de toda a escritura conseguimos encontrar a verdadeira realidade. A Bíblia é perfeita e não possui contradições nem distorções; aqueles que se baseiam em versos e o interpretam de forma inadequada e ensinam sem contexto algum, será réu de juízo.

Vamos aos fatos:
Em nosso tempo não seria nenhum absurdo crer que já vivemos no milênio. Vou mostrar o por quê.

O reino dos céus 
Repare o ensino de Cristo no início do seu ministério: Desde então, começou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus. Mateus 4:17. E não apenas Cristo, Ele também ensinava seus discípulos a pregar o mesmo (Mateus 10:7). Com isso poderíamos deduzir que quando Jesus assim ensinou, ele estava dizendo que neste momento o seu reino tinha dado início. Também, ao longo de todos os evangelhos, veremos claramente diversas menções ao reino dos céus.
Alguns poderia contra dizer informando que, como está em Apocalipse 11, o reino seria dado a Cristo somente na sua volta mediante a última trombeta; mas isso seria fácilmente argumentando:
Notem que em apocalipse 11:15 diz que o reino de "todo o mundo" teria sido entregue a Cristo. Assim sendo, podemos concluir que na primeira vinda de Cristo foi iniciado o seu reino; Ele inicia convidando os seus súditos ao arrependimento e a viver de acordo com as suas ordens; porém isto não foi obrigatório, mas apenas àqueles que o aceitam ter como o Rei, o Senhor, o Salvador (Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome. João 1:11‭-‬12). Tínhamos o livre arbítrio para o escolher ou não, como sempre tivemos desde o princípio (Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor , escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24:15); o Senhor nunca nos obrigou a segui-lo e sim nos deu esse privilégio. Até então, o reino de Cristo, é apenas sobre os seus escolhidos, os seus servos, a igreja, os santos; então, lá em Apocalipse quando ele volta, "todos os reinos" passam a ser Dele. Agora já não existe opções e/ou escolha. Uma vez que o rei tem poder sobre todos os seus súditos, sejam bons ou maus, os fiéis serão recompensados e os infiéis serão condenados: Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. Ezequiel 18:4. Assim sendo, quando Cristo voltar, o seu reino apenas ampliará, pois já existe.

Antes de sua vinda Ele já era chamado rei: E o Senhor será Rei sobre toda a terra; naquele dia, um será o Senhor, e um será o seu nome. Zacarias 14:9.
Desde o seu nascimento ele foi chamado rei: e perguntaram: Onde está aquele que é nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos a adorá-lo. Mateus 2:2.
Enquanto interrogado por pilatos não negou ser rei: E foi Jesus apresentado ao governador, e o governador o interrogou, dizendo: És tu o Rei dos judeus? E disse-lhe Jesus: Tu o dizes. Mateus, 27:11.
Mesmo enquanto zombavão dele o chamaram de rei: E, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e, em sua mão direita, uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus! Mateus, 27:29 (mat 27:37 e 42).
Enfim, poderíamos usar o texto de Apocalipse para dizer que o reino inicia em sua volta, o que não seria toda a verdade uma vez que ali esta se referindo a todo o mundo; mas também poderíamos, e se torna muito mais lógico, usar estes outros para afirmar que já existe a muito tempo. Sem falar que o próprio capítulo 11 de Apocalipse, além de falar que a Ele será entregue o reino do mundo, diz também logo abaixo que "Ele já era", Ele é e Ele continuará sendo.

A prisão de satanás
Poderíamos também dizer que não faz sentido devido ao fato do Senhor ter dito que no milênio satanás estaria preso, então não poderia ser agora, já que satanás está ao nosso derredor. Mas devo lhe informar que Onipresença é um atributo dado somente a Deus, o que quer dizer que satanás não está me rodeando aqui em são paulo e rodeano um cristão que está no Japão. Para não ser exagerado vamos diminuir o espaço; satanás não conseguiria nem tentar dois cristãos que moram em bairros vizinhos. Em nossos dias é normal darmos o nome do líder ao exército que lança uma ofensiva a outro; por exemplo:  "George W Bush lança uma ofensiva contra o Iraque e mata milhares de pessoas." É óbvio que o próprio Bush não estava lá e muito menos ele próprio, com as suas mãos, matou ninguém e sim o seu exército ao seu mandato; todavia, a fama recai sobre o comandante. Assim sendo, poderíamos dizer que satanás está em algum lugar, como por exemplo um castelo, no qual ele é o rei, o que explicaria o texto: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habitaApocalipse 2:13. Repare que o texto deixa claro que satanás possui um trono e um lugar de habitação; ou seja, ele governa e todos os seus demônios ao seu serviço cumprem o dever de tentar a cristandade; olhem esse texto: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:11-12. Repare que o texto diz que, uma vez que o diabo dá as ordens e planeja o ataque, temos que tomar cuidado com os planos, ou seja, as "ciladas" e não com o próprio diabo. A nossa luta é contra os principados, potestades, príncipes deste século, hostes espirituais da maldade; assim, poderíamos dizer que os demônios regularmente vão até o seu mestre para pegar orientações e informar a situação e quem entra na luta não é o próprio diabo, ele dá a ordem mas a luta é contra os seus demônios. Isso quer dizer que ele não está pessoalmente entre nós.
Com isso você talvez possa questionar: mas e a questão de ele estar preso? Isso prova que ele tem um lugar de habitação, que ele não está em todo lugar e que não é ele quem nos tenta pessoalmente; mas não prova que ele está preso!
ERRADO.
Em nossos dias é normal líderes de facções criminosas, ainda que presos, darem ordens para seus comparsas do lado de fora do presídio para executarem certas tarefas. Não seria nenhum absurdo crer que com satanás fosse semelhante. Assim, poderiamos dizer que ele está preso.
No capítulo 2 de colossenses Paulo ensina que na cruz Cristo leva a cédula que nos era contrária, Ele se sacrifica na cruz para pagar a nossa dívida, para que não ficassemos presos pelas ordenanças da lei E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. Colossenses 2:15. Ou seja, através da cruz, Ele não apenas pagou a nossa dívida, mas também despojou satanás e o venceu, o humilhou publicamente, triunfou em si mesmo. Fica claro que Jesus venceu satanás na cruz. Sem falar que satanás não foi expulso do paraíso quando ele cometeu o seu primeiro pecado no princípio de tudo; mas ele foi expulso de lá na cruz; lembra de Jó? E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Jó 1:6. Repare que ele tinha livre acesso a Deus antes da cruz. Então, quando Jesus morre na cruz, Ele vence satanás e o expulsa: E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. E houve batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e os seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele. E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite. E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte. Apocalipse 12:5‭, ‬7‭-‬11. Aqui mostra claramente que, satanás foi expulso na cruz de Cristo e também foi vencido e lançado fora dos céus. Repare que diz que ele era o nosso acusador, então ele foi derrubado e veio a nossa salvação, ou seja, ali ele perdeu o seu poder em relação aos servos de Deus. Ele não tem poder contra nós; ele está impedido de nos causar danos; Jesus nos deu poder para pisar serpentes e escorpiões. Uma vez que satanás está derrotado, veio a salvação e o reino de Deus; eles venceram pelo Sangue do Cordeiro. I João 5:18 Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. Satanás nada pode contra o cristão de verdade. Dizendo isso não estou afirmando que ele não tem o poder de influenciar seus demônios e estes influenciar outras pessoas a fazerem mal, perseguir e matar os santos de Cristo; mas ele não pode influenciar na nossa eternidade, apenas Deus: E não temais os que matam o corpo  e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mateus 10:28.
Por todos esses textos podemos dizer que satanás está preso e não tem domínio sobre nós, mas que coopera com os seus demônios, pois apenas ele que foi preso, como está descrito em Apocalipse 20, e os seus demônios continuam atuando e rodando a mandato dele e só serão aniquilados na volta de Cristo (1 Coríntios 15:25). Lembre-se que qualquer detento tem direito a visita, assim satanás também têm acesso a seus demônios mesmo não tendo acesso a nós diretamente.
Poderíamos ainda interpretar a prisão de satanás como não sendo tirado do mundo e colocado em um lugar diferente; mas como sendo tirado seu poder e autoridade de sobre o homem; isso devido ao fato de estar escrito que ele foi lançado em terra. Quando diz que ele foi lançada em terra, podemos entender que ele, não necessariamente, foi lançado sobre solo, chão, terra firme; mas poderia ter sido em mares. É fácil entender o por que de  mares: Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo. Apocalipse 20:2‭-‬3. Repare que está escrito que satanás foi preso e lançado no abismo. Se pesquisarmos a palavra Abismo nos dicionários ou no Google veremos que um dos significados é enorme profundeza, o que poderia ser também a parte final de uma grande altura; ou seja, se comparado ao céu, a terra é como um grande abismo devido sua altura, e sabemos que satanás foi expulso do céu e lançado na terra. Também veremos que um dos sinônimos de abismo é mar ou oceano; e um dos principais significados é "profundezas do mar". Se observarmos Apocalipse 13 veremos que, quando o dragão chama a primeira besta, ele a chama do mar. Existe nas versões Almeida revista e atualizada e NTLH um adendo muito interessante: Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar. Apocalipse 12:17. Reparem que o capítulo 12 de Apocalipse diz que, após o dragão não ter obtido sucesso no plano de impedir o nascimento do Messias, ele é expulso do céu e já não tem poder nem autoridade sobre os santos. Veja que, quando ele foi vencido na cruz, foi lançado por terra e da mesma forma, quando ele foi preso, foi lançado no abismo que poderíamos também entender por terra e/ou mar; e em ambos os textos dizem que quem os prendeu foram anjos, o que torna claro que a narrativa é de um mesmo evento e, uma vez que cita um mesmo acontecimento , esta claro que a prisão ocorreu na cruz. Agora da sua "prisão no mar", ele começa a elaborar os seus planos. No fim do capítulo ocorre um acontecimento do fim dos tempos: o dragão irado busca guerrear contra os santos de Deus, todos aqueles que guardaram a palavra do Senhor; então ele se põe em pé na areia do mar e é da areia do mar que ele convoca o seu primeiro ajudante. Repare que ele está furioso, louco para fazer guerra aos santos, porém ele pessoalmente não pode por estar preso; então "ele dá" o seu poder à besta e ao anti Cristo: E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e a sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. Apocalipse 13:2; e ainda: a esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais, e prodígios de mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. 2 Tessalonicenses 2:9‭-‬10. Então vem o anticristo e as bestas para assim começar a guerra contra os santos, ou seja, assim se inicia a grande tribulação. Não muito tempo depois Jesus volta, arrebata a igreja, derrota os demônios e, por último, solta satanás para que então ele seja lançado no Lago de Fogo. Vem o juízo final, a aniquilação da morte e então o Novo Céu e Nova Terra, uma vez que esse nosso céu e nossa terra já não existirá mais: E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Apocalipse 21:1.

E por último, nada diz que Jesus deverá reinar corpóreamente; observem esse texto: E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós. Lucas 17:20‭-‬21. Está claro que o milênio é simbólico e o reino de Cristo é espiritual até a sua volta, quando então, reinará para todo o sempre na Nova Jerusalém. Assim sendo acreditamos que Ele é o nosso Rei, Ele é o cabeça da igreja, Ele é o nosso Líder, Ele reina e Ele está entre nós hoje; afinal ele mesmo disse: E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempreNão vos deixarei órfãos; voltarei para vós. João, 14:16 e 18. Jesus promete não nos deixar órfãos e voltar por nós; mas até lá ele promete não nos deixar só, ele ficará conosco para sempre, até o fim: ensinando-os a obedecer a tudo quanto vos tenho ordenado. E assim, Eu estarei permanentemente convosco, até o fim dos tempos. Mateus 28:20.
O reino de Cristo é eterno.

Não quero ter a presunção de afirmar com certeza que essa é toda a verdade; mas comparado a muitos contos de fadas de nossos dias, essa é sem dúvida, a versão mais coerente, lógica e racional que encontramos. Como disse, existem outros pontos de vista até interessantes, mas até que se prove o contrário, com texto e contexto, é assim que eu creio.

Questões:

Onde está escrito quando se iniciará o milênio? Em lugar nenhum! A bíblia não diz o momento exato do início. Estudiosos afirmam que é depois da volta devido a posição que é exposta na bíblia, ou seja, no final de apocalipse, o que é um erro devido ao fato de o próprio livro de apocalipse não estar em perfeita ordem cronológica. De acordo com a forma como está escrito, podemos concluir que João teve vários lances de visões em períodos separados, e não uma única visão total. São várias visões e várias mensagens que necessitam ser não só interpretadas, mas também ordenadas para serem entendidas.

Ambas as visões, pré-milenismo dispensacionalista e pré-milenismo histórico, ensinam um milênio literal e na terra. A questão é:
Em que ponto a bíblia diz claramente que Jesus estará mil anos na terra? Esse texto não existe! a bíblia diz que Ele reinará mil anos, mas não diz que será na terra (leiam Apocalipse 20), o que na realidade Jesus disse é: Respondeu Jesus: O meu Reino não é deste mundo; se o meu Reino fosse deste mundo, lutariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas, agora, o meu Reino não é daqui. João 18:36.

A bíblia é clara na questão de segunda chance após o arrebatamento; não haverá segunda chance! Assim sendo:
qual seria o sentido do reinado milenar na terra se não for para salvar ninguém uma vez que esse reino seria com a multidão que ficou após o arrebatamento, ou seja, os ímpios? Impossível! E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta. E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta! E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço. Mateus, 25:10-12. Não existindo possibilidades de nova chance, não há também necessidade de reinado na terra.

Outros dizem que a igreja voltará com Cristo e que reinará os mil anos com Ele na terra. Será possível que este reino de mil anos na terra seja com a igreja? Não. Após o arrebatamento a igreja estará no céu (Apocalipse 20:4) repare que nesse texto joão vê os mortos que ressucitaram no céu e não na terra, e não existe texto dizendo que voltaremos para terra, esse reino na terra será apenas por um tempo para vencer os inimigos (1 Coríntios 15:25); a igreja não  voltará com Cristo; quem virá serão os anjos (E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória. Mateus 25:31), que por sua vez estarão executando os juízos de Deus (Judas 1:14-15; Apocalipse 15). Não existe nenhuma base bíblica para afirmar que a igreja estará na terra durante mil anos após o arrebatamento. Também não existe lógica alguma a igreja ser arrebatada para voltar em seguida para terra. Primeiro porque não existe lógica Jesus nos tirar da terra e falar: "Pronto, já tirei, agora vamos voltar!" Segundo porque faz menos sentido ainda ele dizer: "já tirei vocês agora vamos voltar e ficar mil anos por lá para ser enganados pelo dragão e só depois voltaremos para cá se não forem enganados"! Sem lógica. Os salvos não passarão por essa situação. Primeiro por que salvo não perde a salvação: Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Romanos 8:1. Segundo por que os escolhidos não são confundidos: Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido. Romanos 10:11. Terceiro porque o dragão sairá para enganar as nações que estão sobre a terra: e sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha. Apocalipse 20:8. Uma vez que a igreja não é enganada, não perde a salvação e estará no céu, quer dizer que essas nações são os ímpios que estarão debaixo da ira e juízo de Deus na terra. Uma vez que já perderam a salvação e estão sofrendo debaixo da ira de Deus, já não têm mais nada a perder; então seguem satanás e juntos vão buscar derrotar o povo santo, o que não conseguirão fazer devido ao fato de os santos já estarem ao lado de Deus; e a prova disso está no Versículo seguinte: E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou. Apocalipse 20:9. Reparem que o povo que será enganado percorrem toda a terra em busca dos santos para os matarem e cercam a cidade amada, mas não os encontram, não conseguem fazer nada contra os santos, não tocam nenhum santo. Uma vez que os santos não estarão aqui e com suas intenções tendo sido fracassadas, então desce fogo dos céus e os devoram. A igreja não estará na terra.

Ainda tem aqueles que dizem que quem estará na terra serão os Judeus, isso é bíblico? Não. Em Efésios 2:14-19 e Romanos 2:28-29 diz que não existe mais diferença entre judeus e gentios, ou seja, todos os santos de todos os lugares serão salvos na mesma época, assim como todos os impios de todos os lugares serão julgados também juntos.

Existe ainda uma posição pré-milenista que diz que os mil anos serão literais, no céu e somente com os salvos. Dizem ainda, que neste período a terra estará vazia devido ao fato de que toda a humanidade ímpia estará morta, apenas aguardando a segunda ressurreição para juízo final;  e nesse tempo a terra funcionará como a prisão de satanás que será o único habitante até o término dos mil anos. Será isso possível? Se observássemos alguns textos isolados, não seria nem um absurdo crer nesse ensino,  a não ser pela suposição sem sentido de estarmos no céu mil anos para simplesmente continuarmos lá sem alteração nenhuma. Uma vez que entrarmos no céu para o suposto milênio e após o fim do milênio continuarmos na mesma posição, então não teria ocorrido milênio algum, apenas teríamos entrado desde o princípio no reino eterno. Sem falar que quando Satanás for solto sairá a enganar as nações que estão "sobre a terra"; assim sendo seria impossível um milênio com a terra vazia. A Bíblia também diz que, na vinda do Senhor, que será o último dia, haverá juízo imediato. Não tem porque o Senhor matar os ímpios e deixa-los nessa situação por mil anos para só depois julgá-los, uma vez que já estão condenados. Na volta do Senhor haverá separação entre o trigo e o joio e no mesmo dia os salvos irão para a glória e os ímpios serão lançados no lago de fogo: Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.  Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo  e os que cometem iniquidade.  E lançá-los-ão na fornalha de fogo;  ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol,  no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça. Mateus 13:40‭-‬43. Nesta passagem não encontramos esperança alguma de milênio literal, tanto na terra quanto no céu. Repare que diz que na consumação deste século, ou seja, no último dia, na volta de Cristo, o joio será colhido e queimado. Da mesma forma os justos resplandecerão no Reino de Deus. Repare bem, tudo isso será no final e na volta. Interessante também é notar que quem volta com Cristo são os anjos e não a igreja, como muitos ensinam; e Cristo dará ordem para os anjos fazerem a separação. Inclusive essa passagem coaduna com o ensino de Cristo sobre sua volta em Mateus 24 quando diz que Cristo virá nas nuvens e mandará os anjos recolherem os seus escolhidos dos quatros cantos da terra, ou seja, aí acontece o arrebatamento: Então, aparecerá no céu  o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.  E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta,  os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus. Mateus 24:30‭-‬31.

A bíblia é perfeita e clara. NÃO EXISTE MILÊNIO LITERAL!
E também não tem muito sentido o que diversas das doutrinas ensinam:  será apenas com a Igreja; será apenas com judeus; será com os ímpios que ficaram; enfim, dizem muitas coisas;  mas por tudo que vimos até então, como já estamos no milênio, o mais lógico é que  seja a igreja até a volta de Jesus e após a volta será todos: a igreja no céu os ímpios na terra. Lembrando que após a volta será um curto período de tempo na terra, até que o Senhor vença todos os seus inimigos; mas o reino dos céus permanece para sempre. O teu reino é um reino eterno; o teu domínio estende-se a todas as gerações. Salmos 145:13.

O milênio não é literal. Não existe razão para mil anos na terra com muitos ímpios e menos ainda com muitos salvos. Não existe provas bíblicas que a igreja voltará para estar mil anos na terra. A bíblia diz que seremos arrebatados com Cristo nas nuvens e assim estaremos para sempre com o Senhor (1 Tessalonicenses 4:17). Não voltaremos para cá.


Resumindo

Assim sendo, fica visível que o amilenismo tem a visão mais clara acerca do milênio.
Nós já vivemos no milênio;
satanás está preso, não podendo influenciar a nossa vida;
quando aquilo que detém a ascensão do anti Cristo (a pregação do evangelho) for tirado, ele invoca seus ajudantes, para lutar contra a igreja, uma vez que ele não pode por estar "preso";
mesmo preso ele ainda influencia o mundo e a tribulação se inicia;
Jesus volta, vence todos os demônios e por fim solta o dragão e o vence.

Com base em tudo que já vimos, o provavel é que o milênio já se iniciou no primeiro advento de Cristo, estamos vivendo nele hoje e ele se prolongará até a aparição do anticristo a grande tribulação e a volta de Jesus com a possibilidade de se findar ou na volta ou após o juízo final na nova Jerusalém. 

O milênio é um período em que temos total liberdade para pregar o evangelho de Cristo, todavia ainda encontramos oposições em nosso caminho e sofremos muito pelo evangelho; todavia suportamos bem as adversidades e damos continuidade na palavra e avanço do reino do Senhor. 

Até o presente momento todos os povos estão vivendo no milênio, tantos os que aceitam a Cristo quanto os que não, até que chegará o momento ao qual o Senhor irá separar a ambos os povos e dará a cada um segundo as suas obras. O período final do milênio será com toda a igreja sendo arrebatada, ou seja, no último dia a igreja é arrebatada e fica ao lado de Cristo nos céus enquanto o juízo é derramado sobre os que não aceitaram o Senhor na terra, até que tudo se finda com o Novo Céu e a Nova Terra.

Agora cabe a você decidir por si só no que acreditar!

O mais importante do que se “filiar” a uma ou outra linha escatológica, é saber que Jesus vai voltar e se preparar para a sua volta. Inclusive, quando isto acontecer, talvez a gente descubra que nenhuma destas correntes estava certa.

Existe uma piada que diz que três pessoas, cada uma com uma visão diferente, discutiam sobre quando seria o milênio; se seria pré-milenismo, pós-milenismo ou amilenismo. Enquanto eles discutiam Jesus voltou e levou os três. No Céu um falou para o outro: "-não disse que seria assim."

Deus executará seu justo juízo sobre a Terra e punirá com rigor o pecado e o pecador. E apenas aqueles que, em vida, se arrependeram, e creram em JESUS como Filho de Deus e único salvador, serão salvos e receberão a vida eterna (Marcos 16:16). O que importa é ter seu nome escrito no Livro da Vida. E isso, só é possível através de Jesus. A salvação não vem por boas obras, ou por frequentar uma ou outra igreja. JESUS é o caminho, a verdade e a vida.

O Espírito e a Noiva dizem: Vem!
Maranata!
Ora, vem Senhor Jesus!


Que Deus abençoe todos os meus queridos leitores e que a salvação de Cristo alcance seu lar e sua família!

Alguns dos textos expostos neste estudo são baseados em pregações e outros estudos feitos por homens de Deus,  que não se deixam contaminar pelas atuais astucias diabólicas e tem por fundamento as Santas Escrituras como base para todas as áreas de suas vidas, formando assim o corpo de Cristo e trazendo vidas ao arrependimento e conversão através da verdade revelada pelo Espírito Santo.

II Timóteo 3:16-17 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Danilo

Comentários

Outros estudos para edificação

LOUVOR