LOUVOR
LOUVOR
POR DANILO DA SILVA
Salmos 92:1 Bom é louvar ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Vivemos em tempos que o avanço da tecnologia tem cooperado de diversas formas para o conhecimento e expansão de diversas áreas da vida.
Esse avanço tecnológico também tem cooperado muito com o avanço do meio musical. Hoje encontramos diversos ritmos e gêneros musicais diferentes, para todos os tipos de gostos, locais e épocas diferentes.
Assim sendo, iremos abordar o gênero que nós, cristãos, passamos a aderir para as nossas vidas. Esse estilo musical de caráter religioso, ou mais popularmente chamado por “gospel”, não possui um estilo, ritmo ou melodia próprio. Hoje é visto e conhecido em todo o mundo por sua diversidade e mistura de gêneros.
Isso levanta uma questão: o que realmente é o louvor? Será que toda essa diversidade é correta? E quanto as letras, será que tudo que menciona Deus é de Deus? Será que tudo que é cantado na igreja hoje pode ser considerado louvor?
A ideia desse estudo é expor a vontade de Deus para um louvor santo e bíblico, uma vez que o louvor é mencionado nas escrituras desde o princípio. Assim sendo veremos o que as escrituras dizem sobre o louvor: o que é, a quem deve ser direcionado, qual conteúdo, como deve ser e qual louvor é o ideal.
Assim sendo, peguem suas bíblias e acompanhem o estudo.
O QUE É LOUVOR?
Para termos máximo entendimento sobre o nosso estudo precisamos entender o que é o louvor.
Sinônimos da palavra louvor:
• agradecimento
• adoração
• glorificação
• elogio
• exaltação
• gratidão
Louvor significa enaltecer, elogiar, engrandecer, adorar, homenagear, exaltar, glorificar, etc...
Diferente do que muitos pensam, “louvor não é apenas música”. Existem diversas formas de louvor e a música é uma dessas formas. Sendo a música uma das principais e mais conhecidas formas de louvor na atualidade, vamos saber um pouco mais sobre ela de acordo com a bíblia.
A QUEM O LOUVOR DEVE SER DIRECIONADO?
Com base nas informações acima louvar é elogiar, bem dizer, glorificar, exaltar, adorar alguém; QUEM? O marido, a esposa, o filho, a mãe, o pastor? NÃO! Elogiar, exaltar, adorar à DEUS, JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO.Tendo ciência disso, devemos entender que a música é um dos meios ao qual Deus ortogou para receber louvor para si, e deixou claro que seu louvor não deve ser dado a mais ninguém:
Isaías 42:8
Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei,
nem o meu louvor às imagens de escultura.
Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei,
nem o meu louvor às imagens de escultura.
Assim sendo, temos que ter cuidado com louvores “antropocêntricos”, ou seja, que coloca o homem no centro, coloca o homem como o alvo do louvor e cujo principal objetivo é atingir o ego e sentimentos do homem.
Jó 32:21
Queira Deus que eu não faça acepção de pessoas, nem use de lisonjas com o homem!
Provérbios 29:5
O homem que lisonjeia a seu próximo arma uma rede aos seus passos.
Como é o louvor de hoje? O homem é o centro, o louvor converge no homem e na necessidade do homem, o louvor canta a glória e o perfil do homem: “Olha pra mim; em mim; por mim; é meu; me dá; eu quero; meus sonhos; meus planos; meu prazer”.
Tais louvores são anti bíblico e um grande pecado contra Deus uma vez que distorcem totalmente as escrituras. É uma heresia e blasfêmia.
Salmos 130:3
Se tu, SENHOR, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?
Assim sendo, não existe sentido em cantarmos louvores que claramente apenas exaltam os homens e não a Deus. O louvor não pode exaltar o homem, não pode cantar sobre o homem, nem por o homem como centro. Infelizmente, grande maioria da cristandade atual, sem conhecimento algum, cantam qualquer tipo de música e oferecem a Deus, como se Deus estivesse recebendo aquilo.
Estamos vivendo em tempos semelhante ao tempo de Malaquias:
Malaquias 1:6-8, 14
O filho honrará o pai, e o servo, ao seu senhor; e, se eu sou Pai, onde está a minha honra? E, se eu sou Senhor, onde está o meu temor? — diz o Senhor dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome e dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome?
Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto, que dizeis: A mesa do Senhor é desprezível.
Porque, quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não faz mal? E, quando ofereceis o coxo ou o enfermo, não faz mal? Ora, apresenta-o ao teu príncipe; terá ele agrado em ti? Ou aceitará ele a tua pessoa? — diz o Senhor dos Exércitos.
Pois maldito seja o enganador, que, tendo animal no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor uma coisa vil; porque eu sou grande Rei, diz o Senhor dos Exércitos, o meu nome será tremendo entre as nações.
Hoje, nos cultos congregacionais, é dado muita ênfase na questão da musicalidade, fazendo com que grande parte, ou até mesmo a maior parte do culto, seja destinado ao louvor, o que já é um grande erro, pois a essência principal de um culto deve ser o ensino da palavra de Deus; mas a questão é: quanto dessas músicas são realmente para Deus? Será que o fato de estarmos dentro de uma igreja, cantando músicas que claramente citam Deus, quer dizer que está sendo direcionadas a Deus?
QUAL DEVE SER O CONTEÚDO DO LOUVOR
Êxodo 15:2
O Senhor é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus;
portanto, lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei.
Desde o princípio, o louvor foi a forma mais sincera de adoração. Repare que a pessoa centro do louvor é Deus. O louvor é teocêntrico: (grego Theós: Deus + cêntrico: centro). Uma vez que o louvor significa elogiar, devemos elogiar a Deus. O louvor deve convergir em Deus. Veja o livro de Salmos. Salmos do 1 ao 150 é cantado, ele é o hinário de Israel, a harpa Cristã. E qual é a essência do livro de Salmos? TEONTOLOGIA: (grego Theós: Deus + onthos: Ser + logoi: Ciência; ontologia: Estudo do ser - teontologia: estudo do ser de Deus). A essência de salmos, o objetivo, o fóco, é ensinar sobre o ser de Deus e seus atributos.
Salmos 99:5
Exaltai ao SENHOR, nosso Deus, e prostrai-vos diante do escabelo de seus pés, porque ele é Santo.
Salmos 96:2
Cantai ao SENHOR, bendizei o seu nome; anunciai a sua salvação de dia em dia.
Salmos 56:10
Em Deus louvarei a sua palavra; no SENHOR louvarei a sua palavra.
Salmos 9:1
Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
Eu te louvarei, SENHOR, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas.
Salmos 145:4
Uma geração louvará as tuas obras à outra geração e anunciará as tuas proezas.
Uma geração louvará as tuas obras à outra geração e anunciará as tuas proezas.
Porque existe tantas heresias sendo cantadas? Por falta de conhecimento bíblico, e isso está errado e é pecado.
Mateus 22:29
Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
João 5:39
Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.
Hoje em dia o que mais se vê são ministros de louvores, cantores, baixistas, bateristas, guitarristas, violonistas, tecladistas, sem nenhum conhecimento bíblico; estão apenas executando uma tarefa, uma função, uma profissão e não adorando a Deus, e isso, não apenas reflete nos estilos musicais mundanos, mas também em letras sem respaldo bíblico algum, e ninguém pode Louvar a Deus se não conhecer a sua palavra.
Salmos 119:7
Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.
Salmos 119:171
Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.
Salmos 138:4
Todos os reis da terra te louvarão, ó SENHOR, quando ouvirem as palavras da tua boca.
Salmos 119:54
Salmos 119:54
Os teus estatutos têm sido os meus cânticos no lugar das minhas peregrinações.
Sem conhecer as escrituras os louvores são apenas palavras vazias que não atingem a glória de Deus, apenas o ego humano, e todos que assim fazem não são servos de Deus:
Romanos 16:18
Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre: e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos símplices.
Tito 1:16
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.
Tito 1:16
Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.
O louvor deve conter teor bíblico, devemos louvar o que Deus é e o que Deus faz; devemos cantar as obras de Deus e a palavra de Deus; devemos exaltar, engrandecer e bem-dizer a Deus nos louvores; quando muito, devemos mostrar a pequenez do homem e a grandeza de Deus, e o quanto somos dependentes Dele. Infelizmente, as pessoas estão deixando de lado louvores santos e bíblicos por músicas ofensivas, soberbas, mesquinhas, cruéis, odiosas, vingativas, entre outros frutos carnais.
Esse negócio de “eu quero de volta o que é meu”. Não temos nada para fazer exigências a Deus; “quem te viu passar na prova e não te ajudou”. Ninguém tem o dever de nos ajudar, inclusive, até mesmo o socorro de Deus se dá apenas ao que o busca; “vai lá, e pega quem falou da minha vida, avisa que eu estou de pé”. Não temos que nos gloriar de nada, pois nossas justiças são como o trapo da imundícia (Isaías 64:6), e menos ainda querer aparecer para terceiros uma vez que Cristo nos ensina a ser humildes; “unção de ousadia, unção de conquista, unção de multiplicação”. Não devemos inventar unções anti bíblicas, assim surgiram todas as heresias tão conhecidas hoje; “filho meu, tá fugindo de mim é?” esse deus que se humilha aos pés de um homem está longe de ser o Deus das escrituras; “o pecado não consegue esconder”. Sim, o pecado não só esconde a marca de Cristo, como também é a única coisa que nos separa do Senhor.
Isaías 59:1-2
Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.
Nada disso possui teor escriturístico, são blasfêmias contra Deus e o Espírito Santo. O homem não é bom, o homem não possui boas obras, o homem é dependente da graça e misericórdia de Deus, caso contrário seriamos todos aniquilados. O mais engraçado disso tudo é que a harpa cristã está ficando de lado enquanto esses absurdos está ganhando território. Muitos hoje enxergam a harpa como coisa antiga, ou de velho, mas a verdade é que é a melhor opção para louvar hinos santos, bíblicos e doutrinários.COMO DEVE SER O LOUVOR
O louvor atual possuí diversos ritmos, mas nem todos são louvores a Deus, nem são adequados para adorar ao Senhor, uma vez que muitos ritmos possuem origens demoníacas, origens focadas em seitas, melodias sensuais e dançantes (quando digo dançante, é devido ao fato de ser dado muita enfâse a satisfação carnal e não à glória de Deus), entre diversos outros ritmos que promovem a satisfação do homem e não glorificam a Deus.
Uns poucos exemplos:
Axé: é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. É um gênero dançante que envolve muita sensualidade e nudez.
Funk: o funk contemporâneo, também conhecido como proibidão, faz muita apologia ao crime, são contra as autoridades, incitam o sexo e o uso de drogas e seu comércio é feito de forma clandestina.
Samba enredo: uma das muitas variações do samba, ele é tocado na época do carnaval. É um festival "greco-romana", adotada pelos egípcios, hebreus e posteriormente pelo cristianismo ocidental que ocorre antes da estação litúrgica da Quaresma. O consumo excessivo de álcool, de carne e outros alimentos proscritos durante a Quaresma é extremamente comum. Outras características comuns do carnaval incluem batalhas simuladas, como lutas de alimentos; sátira social e zombaria das autoridades e uma inversão geral das regras e normas do dia-a-dia. É uma semana totalmente liberada para os prazeres da carne antecedendo o período de longo jejum (da igreja católica) que estaria por vir, uma vez que a carne é proibida durante a quaresma. A palavra carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é retirar a carne. Além destas informações ainda tem o detalhe de ser uma festa pagã cujo envolve idolatria a diversos Deuses pagãos.
Talvez você possa dizer: mas para louvar a Deus pode, não tem nada a ver, afinal estamos adorando a Deus.
Não podemos aderir a práticas mundanas com o pretexto de adoração a Deus, isso é um absurdo sem precedentes. Não podemos pegar algo que surgiu através da idolatria, ocultismo, feitiçaria, satanismo, e simplesmente querer adequar aos preceitos divinos, isso é impossível. É como se nos rendêssemos a idolatria católica à imagens, e dissesse que não estamos adorando a imagem, e sim que estamos usando a imagem para nos achegar a Deus. Da mesma forma, pegar melodias que a princípio foi feito com propósitos que claramente ofende as escrituras e usarmos para afirmar que é para Deus é um erro grave. As pessoas vão para a igreja querendo mudar de vida, porque existe uma necessidade de conversão, de ser diferentes e abandonar práticas anteriores que os condenavam. Querem ser novas criaturas. Quando percebem que a igreja está igual o mundo de onde ela está tentando fugir, ela desiste de ir, pois não há sentido em ficar rodando em círculo.
O fato é que em nossos dias, as pessoas querem moldar Deus aos seus hábitos pecaminosos ao invés de se amoldarem a Deus. Mas uma coisa é certa:
Lembrando que:
Gostaria de saber quem é o santo que ao ouvir um samba gospel consegue se ligar no trono e não pensar nas danças provenientes do samba;
Quem ao ouvir um funk gospel consegue adorar ao Senhor sem lembrar nas pornografias e criminalidade expostas nesse ritmo;
Quem ao ouvir um forró arrasta pé consegue meditar na mensagem da música sem pensar na sensualidade da dança.
Quem ao ouvir um havy metal gospel consegue ao menos entender a letra da música;
Sem dizer que aqueles que curtiam esses estilos no passado e estão tentando encontrar Deus em suas vidas, simplesmente relembrarão momentos pecaminosos, podendo inclusive cair em tentação e voltar a práticas antigas.
A verdade é que se qualquer pessoa te pegar ouvindo qualquer um desses ritmos, mesmo aqueles que gostam dessas músicas, vão dizer que você desviou. Eles sabem bem que essas músicas não são o padrão de Deus, mesmo que eles curtam esses gêneros e não sejam Cristãos. Muitos, nem se quer vão se preocupar em ouvir a letra da música, apenas ao ouvir o ritmo já deduzirão que você está ouvindo aquele gênero específico. Independente se gospel ou não, será mal visto.
Será conhecido como “o crente” que ouve funk; ou “o crente” carnavalesco; etc.
Sem falar nas festas e eventos “gospel” que mais são uma idolatria do que adoração a Deus. Lá, vemos pessoas chorando e gritando o nome do cantor, pessoas com cara pintada com o nome do ídolo, pessoas desmaiando, vemos faixas e placas com o nome do cantor, e até brigas e discussões; mas não vemos espiritualidade, não vemos o nome de Jesus, não ouvimos a palavra de Deus, não vemos pessoas se convertendo, e menos ainda o mover do Espírito, apenas carnalidade.
JESUS NÃO ESTÁ NESSAS FESTAS GOSPEL, NÃO PERCAM TEMPO INDO PARA UM LUGAR QUE TE FARÁ PECAR.
Para esses o Senhor deixou bem dito:
O salmista faz um convite “para todos louvarem juntos e com alegria”. Ele não convida ninguém para ir ver ele cantar, ele chama “todos” para louvarem juntos na congregação e nos átrios do Senhor. Isso nos mostra que os louvores devem ser conhecidos de toda a igreja, ou seja, se a igreja não souber cantar, e não haver meios dela acompanhar a letra, como por exemplo com um projetor, então não cante esse louvor. Isso exclui também os louvores histéricos, que impedem que muitos, principalmente os de mais idade, acompanhe a melodia.
Também, como já vimos, o louvor deve conter ensinos e doutrinas; e o principal, deve ser espiritual.
Poderia ainda dar diversos outros tipos de gêneros músicais, gêneros que envolva adoração a outros deuses, gêneros que o único propósito é a dança, gêneros sensuais, gêneros que fazem apologia ao crime e uso de drogas, inclusive gêneros ao qual seus pioneiros eram declarados anti Cristo, e ofende demais Cristo em suas canções, como alguns oriundos do Rock And Holl, por exemplo o heavy metal. Após o término do estudo, oriento observar o ocultismo por traz do rock clicando aqui.
Quem louva esses ritmos se encaixam nas palavras de Deus, ditas por intermédio de Isaías:
Quem louva esses ritmos se encaixam nas palavras de Deus, ditas por intermédio de Isaías:
Isaías 29:13
Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim e, com a boca e com os lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído.
Talvez você possa dizer: mas para louvar a Deus pode, não tem nada a ver, afinal estamos adorando a Deus.
O que tenho a te dizer é:
1João 2:15
Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
Não podemos aderir a práticas mundanas com o pretexto de adoração a Deus, isso é um absurdo sem precedentes. Não podemos pegar algo que surgiu através da idolatria, ocultismo, feitiçaria, satanismo, e simplesmente querer adequar aos preceitos divinos, isso é impossível. É como se nos rendêssemos a idolatria católica à imagens, e dissesse que não estamos adorando a imagem, e sim que estamos usando a imagem para nos achegar a Deus. Da mesma forma, pegar melodias que a princípio foi feito com propósitos que claramente ofende as escrituras e usarmos para afirmar que é para Deus é um erro grave. As pessoas vão para a igreja querendo mudar de vida, porque existe uma necessidade de conversão, de ser diferentes e abandonar práticas anteriores que os condenavam. Querem ser novas criaturas. Quando percebem que a igreja está igual o mundo de onde ela está tentando fugir, ela desiste de ir, pois não há sentido em ficar rodando em círculo.
O fato é que em nossos dias, as pessoas querem moldar Deus aos seus hábitos pecaminosos ao invés de se amoldarem a Deus. Mas uma coisa é certa:
Hebreus 13:8
Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.
Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.
A música tem um grande poder influênciador, mas infelizmente, muitas dessas influências não são boas. Existem muitas músicas com aparência inofencivas, mas que fazem a cabeça de jovens e adolescentes. Existem diversos relatos de suicídios, assassinatos, adultérios, prostituições, abortos, relações homo-afetivas, relações envolvendo animais, sacrifícios, e o mais comum entre todos são os pactos com satanás através e/ou incentivados por músicas; tendo também pessoas que praticam esses atos, com a finalidade de obter sucesso em suas músicas. E o público que mais sofrem com isso são os jovens. Não é de se espantar que a cada nova geração, os jovens e adolescentes sejam cada vez mais rebeldes, violentos, desobedientes a pai e mãe, se entregando a sexualidade muito cedo, entrando no mundo do crime e das drogas, sem falar a taxa de suicídios envolvendo jovens; e, a cada novo gênero musical que é incorporado no meio gospel, ao invés de fazer mais salvos e transformar o mundo em um lugar melhor, apenas faz com que cada nova geração cristã seja pior que a anterior, e cada dia mais o mundo vai a decadência. E os “crentes” da atualidade, vem usando o terrível pretexto de ganhar jovens para Cristo com esses ritmos mundanos, mas a realidade é que quem vier para a igreja por esses atrativos nunca será salvo, pois a fé só vem pela palavra de Deus e não pela música. Eles vão para a igreja, saciam suas carnes, e na hora da palavra a doutrina é um lixo, não ensinam o santo evangelho salvífico, não falam sobre o pecado, sobre o inferno, sobre arrependimento, sobre nascer de novo, sobre abandonar as coisas velhas; enfim, quem vem para a igreja por essas atrações seculares continuam iguais ou piores do que antes:
Mateus 23:15
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
Lembrando que:
João 16:8
E, quando ele vier (o Espírito Santo), convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo.
Gostaria de saber quem é o santo que ao ouvir um samba gospel consegue se ligar no trono e não pensar nas danças provenientes do samba;
Quem ao ouvir um funk gospel consegue adorar ao Senhor sem lembrar nas pornografias e criminalidade expostas nesse ritmo;
Quem ao ouvir um forró arrasta pé consegue meditar na mensagem da música sem pensar na sensualidade da dança.
Quem ao ouvir um havy metal gospel consegue ao menos entender a letra da música;
Sem dizer que aqueles que curtiam esses estilos no passado e estão tentando encontrar Deus em suas vidas, simplesmente relembrarão momentos pecaminosos, podendo inclusive cair em tentação e voltar a práticas antigas.
Tiago 1:14-15
Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz; então, a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte.
A verdade é que se qualquer pessoa te pegar ouvindo qualquer um desses ritmos, mesmo aqueles que gostam dessas músicas, vão dizer que você desviou. Eles sabem bem que essas músicas não são o padrão de Deus, mesmo que eles curtam esses gêneros e não sejam Cristãos. Muitos, nem se quer vão se preocupar em ouvir a letra da música, apenas ao ouvir o ritmo já deduzirão que você está ouvindo aquele gênero específico. Independente se gospel ou não, será mal visto.
Será conhecido como “o crente” que ouve funk; ou “o crente” carnavalesco; etc.
Sem falar nas festas e eventos “gospel” que mais são uma idolatria do que adoração a Deus. Lá, vemos pessoas chorando e gritando o nome do cantor, pessoas com cara pintada com o nome do ídolo, pessoas desmaiando, vemos faixas e placas com o nome do cantor, e até brigas e discussões; mas não vemos espiritualidade, não vemos o nome de Jesus, não ouvimos a palavra de Deus, não vemos pessoas se convertendo, e menos ainda o mover do Espírito, apenas carnalidade.
JESUS NÃO ESTÁ NESSAS FESTAS GOSPEL, NÃO PERCAM TEMPO INDO PARA UM LUGAR QUE TE FARÁ PECAR.
Para esses o Senhor deixou bem dito:
Amós 5:21, 23
Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me dão nenhum prazer.
Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos.
COMO DEVE SER O LOUVOR IDEAL
O louvor deve ser congregacional:
Salmos 100:4
Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome.
Salmos 111:1
Louvai ao SENHOR! Louvarei ao SENHOR de todo o coração, na assembléia dos justos e na congregação.
Salmos 95:1
Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei o seu nome.
Salmos 111:1
Louvai ao SENHOR! Louvarei ao SENHOR de todo o coração, na assembléia dos justos e na congregação.
Salmos 95:1
Vinde, cantemos ao Senhor! Cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação!
O salmista faz um convite “para todos louvarem juntos e com alegria”. Ele não convida ninguém para ir ver ele cantar, ele chama “todos” para louvarem juntos na congregação e nos átrios do Senhor. Isso nos mostra que os louvores devem ser conhecidos de toda a igreja, ou seja, se a igreja não souber cantar, e não haver meios dela acompanhar a letra, como por exemplo com um projetor, então não cante esse louvor. Isso exclui também os louvores histéricos, que impedem que muitos, principalmente os de mais idade, acompanhe a melodia.
Também, como já vimos, o louvor deve conter ensinos e doutrinas; e o principal, deve ser espiritual.
Colossenses 3:16
Não consigo enxergar nada de espiritual em um funk, axé ou pagode gospel.
Na dúvida, louve a harpa, ou melhor ainda, pegue o livro de salmos, e cante.
Martinho Lutero disse: A música é a maior das dádivas de Deus. Ela tem tão frequentemente me estimulado e inspirado, que sinto o desejo de pregar.
Além de estar no centro de um novo movimento teológico, Lutero estava também no centro de um novo movimento musical. Ele disse: Os milagres que se apresentam aos nossos olhos são muito menores do que aqueles que apreendemos com os nossos ouvidos.
Ele estabeleceu o canto comunitário como ingrediente vital do culto, colocando a música nos lábios e nos ouvidos das pessoas e, consequentemente, nos seus corações e na sua estima.
Lutero estava convicto que não era suficiente que as pessoas estivessem apenas presentes aos cultos, mas as suas súplicas deveriam ressoar dos seus próprios lábios por meio de canções que pudessem traduzir o arrependimento e a contrição das suas almas e a sua fé e o seu louvor irromperem jubilosos em canto e música. Com textos poéticos, na língua comum e em melodias cantáveis e bem compostas, a Palavra e a fé evangélica era proclamada em suas composições.
Lutero, em seu entendimento sabia que a música da Reforma deveria falar sobre o Evangelho diretamente para as pessoas. Ele estava convicto de que o tipo de hino que uma congregação canta determina o tipo de Teologia e espiritualidade destas pessoas. Caso se queira que esta Teologia e espiritualidade reflita o Evangelho, então, há que se ter em alta consideração e se cuidar muito bem daquilo que está sendo cantado pelas pessoas.
A música teve um papel muito importante no desenvolvimento da Reforma. Lutero escreveu vários hinos que se tornaram verdadeiras prédicas musicadas. Ele entendia que a música deveria estar a serviço da proclamação do Evangelho.
Hoje existem grupos que possuem lindos louvores, santos e bíblicos, mas o mesmo grupo também possuem louvores um tanto hereges, portanto tomem cuidado com esses grupos, isso nos mostra a urgência de que precisamos ter conhecimento bíblico para filtrar tudo que não glorifica a Deus.
Mas existe também grupos que sinceramente louvam a Deus e possuem louvores que apenas adoram ao Senhor. Aprendamos então a discernir o santo do profano para não ficarmos como os sacerdotes de Ezequiel 22:26.
Eclesiastes 7:5
Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir alguém a canção do tolo.
Não podemos aceitar em nossos ministérios louvores que ofenda a majestade de Deus. Não devemos emprestar nossos ouvidos para ouvir a canção do tolo. Precisamos adorar apenas ao único Deus:
Salmos 147:1
Louvai ao SENHOR, porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; isto é agradável; decoroso é o louvor.
RESUMO
O LOUVOR DEVE CONTER TEOR BÍBLICO.
O LOUVOR DEVE SER CONGREGACIONAL, OU SEJA, TODOS DEVEM ACOMPANHAR.
O LOUVOR DEVE SER ESPIRITUAL, NADA DE HISTERIA.
O LOUVOR NÃO PODE SER EM RITMOS ESCANDALOSOS.
Lembremos da orientação de Paulo quanto as coisas sacrificadas aos ídolos:
1Coríntios 8:7-13
Mas nem em todos há conhecimento; porque alguns até agora comem, no seu costume para com o ídolo, coisas sacrificadas ao ídolo; e a sua consciência, sendo fraca, fica contaminada.
Ora, o manjar não nos faz agradáveis a Deus, porque, se comemos, nada temos de mais, e, se não comemos, nada nos falta.
Mas vede que essa liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos.
Porque, se alguém te vir a ti, que tens ciência, sentado à mesa no templo dos ídolos, não será a consciência do que é fraco induzida a comer das coisas sacrificadas aos ídolos?
E, pela tua ciência, perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu.
Ora, pecando assim contra os irmãos e ferindo a sua fraca consciência, pecais contra Cristo.
Pelo que, se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize.
Assim sendo, se você tem o hábito de fazer algo que traga escândalo para outro irmão, não faça mais, menos ainda com pretexto de ganhar vidas para Cristo, como quando cantam músicas sentimentais, que apenas atingem o ego humano. Seu louvor deve chegar ao trono de Deus e não ao homem.
Provérbios 28:23
O que repreende ao homem achará depois mais favor do que aquele que lisonjeia com a língua.
Que Deus abençoe todos os meus queridos leitores e que a gloriosa paz de Cristo alcance toda sua família!
Alguns dos textos expostos neste estudo são baseados em pregações e outros estudos feitos por homens de Deus, que não se deixam contaminar pelas atuais astucias diabólicas e tem por fundamento as Santas Escrituras como base para todas as áreas de suas vidas, formando assim o corpo de Cristo e trazendo vidas ao arrependimento e conversão através da verdade revelada pelo Espírito Santo.
II Timóteo 3:16-17 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Alguns dos textos expostos neste estudo são baseados em pregações e outros estudos feitos por homens de Deus, que não se deixam contaminar pelas atuais astucias diabólicas e tem por fundamento as Santas Escrituras como base para todas as áreas de suas vidas, formando assim o corpo de Cristo e trazendo vidas ao arrependimento e conversão através da verdade revelada pelo Espírito Santo.
II Timóteo 3:16-17 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
Danilo
Comentários
Postar um comentário