O BOM PASTOR

O BOM PASTOR
Por Danilo da Silva 

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Salmos 23:1


Em nossos dias vivemos em um âmbito onde a ignorância do homem chegou a níveis sem precedentes. Muitas pessoas estão fazendo votos de obediência a líderes da terra, e acabam entrando em um campo minado onde correm grandes  riscos por não ouvirem o Líder Supremo. As pessoas não querem mais ler a bíblia, ficando assim dependentes daquilo que ouvem dos líderes religiosos. Se o líder ensina uma doutrina bíblica e saudável a igreja tem prazer na leitura da Bíblia; mas ainda assim tem aqueles que mesmo com uma boa doutrina não gostam de ler, ficando assim vulneráveis pois, mesmo recebendo um bom ensino, não terão bases sólidas para comprovação de sua fé; e não terão fundamento algum para ensinarem, uma vez que não lêem as escrituras. Da mesma forma, se o líder não ensina a verdade e distorce a palavra, toda a igreja fica enganada, e uma vez que não lêem a Bíblia, são conduzidas para a morte certa (juízo de Deus). O não conhecimento das escrituras fazem com que as pessoas creiam em tudo o que ouvem, aceitando como se fosse verdade; assim surgem as heresias (doutrinas contrárias as escrituras sagradas). Muitos são dirigidos por doutrinas, ensinos, dogmas e preceitos humanos e não divinos. Pessoas que assim fazem estão mudando a Glória do Deus incorruptível pela do homem corruptível (romanos 1:23).
Sabendo disto resta a dúvida: a quem devemos obediência? A quais ensinos devemos nos espelhar? Uma vez que existe o Bom Pastor, qual a finalidade e dever dos pastores eleitos na terra?

Neste estudo quero expor de forma bíblica a realidade que deveria ocorrer na liderança eclesiástica, não tirando a glória de ninguém, pois o homem não tem glória alguma, também por que não viemos ao mundo para agradar a homens e sim engrandecer o nome daquele que é o único que é digno de receber a Glória, a Honra e o Poder. Pegue sua bíblia e entremos nesse fantástico Universo que é a palavra do Senhor!

Todos homens carecem da graça
Somos todos humanos e estamos em um templo terreno; somos cheios de sentimentos que muitas vezes nos faz pecar; temos um coração enganoso; não existe homem perfeito. Todos cometem erros e tem defeitos. Pode ser pastor, presbítero, bispo, padre, papa, ou seja lá o que for; todos precisamos da Salvação provida da graça imerecida; e porque imerecida? Por que não merecemos; não há homem bom, não há um sequer! Romanos 3:10.
Sabendo disso também podemos concluir que não existe um ser humano que possui "todo" o conhecimento.

Quem é o Bom pastor?
Jesus nos disse: Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. João 10:14
Aqui Jesus mostra definitivamente quem é o bom Pastor. Desse mesmo texto podemos tirar pelo menos três ensinos gloriosos:

1°) Jesus mostra a incapacidade do homem de andar sozinho. Precisamos de um Líder; um Guia; um Mestre; um Mentor. Não somos capazes nem aptos de andarmos sozinhos; somos pequenos, fracos e falhos; precisamos de alguém para nos ajudar a caminhar, nos orientar, nos ensinar o caminho. Mas a questão que tanto nos afronta é quem será este líder? É evidente que precisamos de alguém para nos ajudar; mas quem poderia ser uma vez que não há um justo sequer?  Talvez possa ser o pai ou a mãe? Ou quem sabe as pessoas mais velhas, uma vez que por terem chegado a uma idade avançada, adiquiriram sabedoria tal que poderia suprir nossa necessidade? Talvez sejam grandes homens do passado que, ainda que "mortos", se tornaram santos; e ao "rezarmos" a eles encontramos orientação; ou até mesmo os que permanecem "vivos" através de seus contos, livros, relatos, como grandes filósofos: Platão, Aristóteles, Stálin, Confúcio, Maomé, Mao tsé-tung, Lenin, Buda? Ou provavelmente, e o mais lógico, nossos líderes espirituais, uma vez que tem o chamado de Deus para conduzir uma igreja e tem certo conhecimento bíblico: pastores, bispos, padres, papás, etc?
Sinto te informar que se você tem uma dessas opiniões você está redondamente enganado. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. 1 Coríntios 3:19. Uma vez que Deus é a principal fonte de vida da qual todo homem provém, fica evidente que precisamos desta fonte para nossa sobrevivência.

2°) Jesus mostra quem deve ser este guia. Ele disse: Eu Sou. Quando Ele diz isso, Ele afirma que precisamos desta fonte, não qualquer fonte, mas fonte divina. Precisamos ser guiados por Deus: Porque este Deus é o nosso Deus para sempre; ele será nosso guia até à morte. Salmos 48:14; Ele é o bom Pastor, o Guia de Israel. E disse Deus a Moisés: Eu Sou o Que Sou. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: Eu Sou me enviou a vós. Êxodo 3:14. Quando Cristo diz "Eu Sou", Ele coloca as mesmas palavras que usou com Moisés, para mostrar que Ele é o Grande, Ele é o Guia, Ele é o Senhor, Ele é o Deus que precisamos.
Alguns podem até dizer: "irmão, olhe a continuação; ele enviou Moisés e o colocou por líder"; mas a verdade aqui  vai além do que aparenta. Deus colocou Moisés por seu porta-voz, aquele quem levaria a palavra de Deus, aquele que com a direção, o domínio, a aguarda, o olhar de Deus, então conduziria o povo. Mas Moisés por si só não poderia fazer nada; quem estava conduzindo o povo era Deus não Moisés. Ao terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no mesmo dia, vieram ao deserto do Sinai. Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto do Sinai e acamparam-se no deserto; Israel, pois, ali acampou-se defronte do monte. E subiu Moisés a Deus, e o Senhor o chamou do monte, dizendo: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel: Êxodo 19:1-3. O povo de Israel havia saído do Egito, estavam no deserto; cansados, famintos; não sabiam para aonde ir; não sabiam o que fazer. Então eles recorrem a Moisés e dizem: "para onde vamos agora; temos fome e sede, você nos tirou do Egito para morrermos aqui no deserto?". Moisés por sua vez: "não fui eu que tirei vocês do Egito coisa nenhuma; foi Deus! Eu sou igual a vocês. Também tenho fome e sede; também estou no deserto; e é Deus quem irá dizer o que fazer agora!". E diante do Monte Moisés vai buscar a resposta de Deus. Ele sobe e então o Senhor diz: "assim falarás ao povo".
Notem que Moisés foi buscar a direção de Deus; ele sabia que por ele mesmo não poderia conduzir todo povo; ele sabia que sozinho não alcançaria nenhum objetivo; nada poderia fazer com as forças dos próprios braços; provavelmente morreriam antes de chegar em algum lugar. Ele conhecia sua incapacidade; a sua pequenez; o fato de ser humano; e ele sabia que do mesmo modo que todos, ele também precisava de Deus mesmo estando à frente do povo!
Assim também somos nós hoje; todos nós precisamos de Deus. Ou seja; todos somos ovelhas do mesmo pasto independente de cargo Eclesiástico ou chamado de Deus.

3°) Ele conhece e é conhecido de suas ovelhas. Uma vez que Ele é o Bom Pastor; as ovelhas o seguem. Não são confundidas, nem são enganadas. Ao contrário disso, são ensinadas, são amadas, são chamadas pelo nome; são guiadas a pastos verdejantes; a águas tranquilas. São defendidas, e sabem que não precisam temer, pois se preciso for, o Bom Pastor da a própria vida por elas. Assim devem ser os pastores. Devem se dedicar  e cuidar das ovelhas com afinco e dedicação usando o exemplo de Cristo. Assim também devem ser todos que reconhecem o sacrifício de Cristo. Renuncia tudo por Ele; não troca Jesus por qualquer coisa; sabe quem Ele é; o busca incessantemente; tem interesse, respeito, temor, sede da palavra, fome do Pão da Vida; quer ser salvo; busca a Santificação; o ama; e Jesus disse: Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. João 14:15. Isso deixa claro que é um dever de todos conhecer as palavras do Senhor e segui-lo. Muitos pensam que basta ir na igreja em um culto por semana, ouvir o que o pastor tem a dizer, voltar para casa e continuar levando a sua vida normalmente. Acreditam que isso é o bastante para garantir que entrem no céu. Não nutrem uma vida de oração e principalmente de leitura da Bíblia. Isso é um engano e quem assim vive não sabe no buraco que está entrando. Todos devemos ouvir a voz de Cristo e segui-lo. Não é apenas um dever do pastor ensinar; mas também é um dever de toda a igreja aprender e viver o que aprendeu: E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Tiago 1:22.

A quem devemos obediência?
Existem pessoas que crêem que devemos obediência a líderes religiosos com base no texto que diz: Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Hebreus 13:17. Mas o fato é que muitos pegam um texto isolado, e não observa o que mais a Bíblia tem a dizer. Repare que diz que os pastores "velam" pelas almas das ovelhas, mostrando assim princípios divinos. Podemos concluir com este texto que esses pastores são, acima de tudo, servos do Deus Altíssimo, cumpridores da palavra. Vejam que o texto disse que eles velam pelas ovelhas, ou seja, eles cuidam, guiam, mostram o caminho da mesma forma que é relatado em Salmos 23. Sendo assim, podemos observar que são homens piedosos, caridosos, conhecedores profundos da palavra; ensinam a palavra da verdade, não deixam o seu rebanho sofrer; defendem, guardam, protegem, se entregam pelo rebanho; estão sempre de joelhos no chão clamando, chorando pelas suas ovelhas; e principalmente estão lado a lado com as ovelhas e não acima. Não existe dificuldade alguma em ouvirmos um homem desse tipo; pois esse homem dá bom testemunho, dá exemplo, muitos o admiram, muitos o respeitam (digo muitos e não todos, porque nem Jesus agradou a todos e por melhor que a pessoa seja sempre haverá um opositor). Esse é um texto que fala claramente de homens santos e bíblicos; e não a qualquer tipo de pastor. Paulo, exortando Timóteo, fala sobre falsos mestres e falsos ensinos e o que eles buscam, pregão e acreditam; e então por fim ele diz a Timóteo: Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. 1 Timóteo 6:11. A palavra fugir aqui refere-se a separação ou se retirar dos pecados destes falsos mestres. Precisamos lembrar que nem toda unidade é boa, e nem toda divisão é ruim. Chega um momento em que um servo de Deus deve assumir uma posição contra as falsas doutrinas e práticas e separar-se delas. Isso deixa evidente que não é a qualquer tipo de pastor.
E quando diz "obedecer", não quer dizer se colocar debaixo da autoridade, de se humilhar ou se rastejar diante de um homem; mas, uma vez que eles ensinam a verdade e são piedosos, devemos então ouvi-los e aprender com eles; segui-los e imitá-los uma vez que eles são servos e porta voz do Deus Vivo! Isso deixa claro e evidente que a obediência aqui, não é em si, a um homem e sim aos ensinos que esse homem dá. Ou seja, devemos obediência  palavra de Deus; obediência à Cristo, não a homens.
Quando diz que Ele dará conta de nossas almas, não quer dizer que ele tem domínio sobre nós, e sim, que ele como responsável por ensinar a palavra, se responsabilizará pelo o que ensina. Uma vez que ele ensina um erro, Deus cobrará dele, todas as vidas que foram condenadas por seguirem um caminho errado por seus ensinos; da mesma forma,  ao expor um ensino bíblico e verdadeiro, ele conduzira muitas vidas à salvação. Lembrando que os méritos são todos de Deus; uma vez que os ministros apenas plantão, quem dá o crescimento é Deus (1 Coríntios 3:7) e através do Espírito Santo (João 16:8). Isso também não quer dizer que ele será punido se alguém for condenado mesmo com ele ensinando boa doutrina, afinal, a salvação é individual e ninguém leva a culpa de ninguém, nem mesmo um pai leva o pecado do filho: A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele. Ezequiel 18:20. Todavia são culpados pela omissão da verdade uma vez que são o porta-voz de Deus: Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e os avisarás da minha parte. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; não o avisando tu, não falando para avisar o ímpio acerca do seu caminho ímpio, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade, mas o seu sangue da tua mão o requererei. Ezequiel 3:17-18. Observe estes versos com atenção e notem que Deus diz que ele separa, elege, escolhe um homem para ser o seu porta-voz, e esse homem não deve falar o que ele bem entender, nem dar o ensino que ele bem entender, nem fazer o que lhe apraz onde, quando e como quiser; mas ele deverá fazer conforme a ordem de Deus; ele deverá fazer exatamente o que Deus mandar; ele deverá dizer exatamente a palavra de Deus; e se ele não fizer conforme Deus manda, ele será culpado e réu de juízo. Ai do homem que não fala a palavra como está escrita: respondereis: “O que se deve fazer é consultar a lei e os ensinamentos!” Se eles não falarem de acordo com esta palavra, certamente jamais poderão ver a luzIsaías 8:20.
Assim sendo, fica claro que nossa obediência e sujeição não é a homens; independente de cargos eclesiásticos; e sim a Deus e a sua palavra: Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração. Tiago 4:7-8.

As pessoas acreditam que devemos ser Submisso a pastores, devemos obediência, não devemos fazer nada sem os consultar, devemos estar totalmente debaixo de suas autoridades, porque o pastor é o anjo da igreja, é o cabeça da igreja, é o representante de Deus na terra, então devemos teme-lo.

Mas eu quero alertá-los que ser pastor não é uma profissão, uma ordem, menos ainda um despejar de poder e autoridades de um homem em cima de um povo. Ser pastor é um dom de Deus. Por serem mas entendidos da palavra, eles tem o papel de ensinar a igreja, mostrar caminhos excelentes, pastos verdejantes, e não dominar, subjugar ou exercer autoridade sobre as ovelhas. Funções e cargos eclesiásticos não torna ninguém maior do que outros. Até porque todos somos ovelhas do mesmo pasto onde o Único, Grande e Bom Pastor é Jesus Cristo. E todos devemos seguir aos seus ensinos. Jesus diz que ele é o Bom Pastor, as suas ovelhas ouvem a sua voz e seguem! O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. Devemos lembrar que quem morreu por nós foi Cristo. Na sua morte o véu do templo foi rasgado deixando a passagem livre para que tenhamos comunhão diretamente com Deus. Não precisamos mais de sacerdote sacrificando por nós, pois o Senhor nos fez sacerdotes da qual ele é o Sumo Sacerdote. Uma vez que todos somos sacerdotes e ministros do Senhor, não existe autoridade humana de um para outro. Inclusive muitos pastores cometem erros. O fato de serem mais conhecidos e entendidos da palavra, não quer dizer que eles possuem "todo o conhecimento" e Deus pode, a qualquer momento, revelar fatos à uma pequena ovelha para assim ensinar ao pastor; afinal está escrito que Deus usa as coisas simples ou loucas para confundir as sábias e entendidas. Mas pra que Deus faz isso? Para que ninguém se glorie perante Ele! Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele. 1 Coríntios, 1:27-29.

Devemos também lembrar que Jesus sendo o Bom Pastor, sendo o Salvador, sendo Deus; não veio ao mundo para ser servido; mas para servir e assim nos deixar também exemplo para que venhamos lavar os pés uns dos outros. Não devemos ficar recebendo em nós mesmos vanglória por dominar ou exercer autoridade, que pensamos que temos, sobre outros.

Anjos da igreja:
No livro de Apocalipse, do capítulo 1 ao 3, é citado os anjos da igreja o qual por consenso todos dizem ser os pastores; e verdadeiramente não há uma outra explicação mais lógica, uma vez que não poderiam ser anjos literais; até porque as cartas às sete igrejas os alertam sobre os pecado que vem ocorrendo;  uma vez que anjos são divinos e não pecam (exceto os anjos caídos; mas os que permaneceram, são fiéis até o fim), não poderiam ser anjos.  Mas isso também não quer dizer que falam literalmente sobre o pastor ser anjo, significado assim algum poder e/ou autoridade. Primeiro é importante saber quem são os anjos: Anjo (do latim angelus e do grego ángelos(ἄγγελος), mensageiro), são seres celestiais e espirituais, servos de Deus e conservo dos homens (Apocalipse 19:10), que servem como ajudantes ou mensageiros de Deus
Está passagem de apocalipse relata os anjos sendo servos da mesma forma que os homens, tirando totalmente a possibilidade de superioridade que alguns creem; também vemos que os anjos são mensageiros. Com tudo isso, é claro entender que quando diz anjo da igreja, não quer dizer que o homem seja um anjo, mas, está havendo uma comparação a um anjo devido a sua função; e isso não quer dizer que possui autoridade ou abilidades especiais; mas está dizendo que ele é o mensageiro, ou seja, aquele que prega, que transmite a palavra, a mensagem de Deus. Poderíamos, inclusive, trocar a palavra anjo em apocalipse por mensageiro ou pregador sem sofrer nenhum dano, provando assim ser um simples homem não um ser divino ou celestial. Jesus, interrogado acerca do casamento e ressurreição, disse: Porquanto, quando ressuscitarem dos mortos, nem casarão, nem se darão em casamento, mas serão como os anjos nos céus. Marcos 12:25. Ou seja, não existem nenhum humano comparado a um anjo em vida, mas apenas quando ressuscitarmos seremos como os anjos; "seremos", não "somos"!

Ungido do Senhor:
Não existe um texto em forma de ordenança, como muitos ensinam, dizendo: "não toqueis no ungido do Senhor". O texto em questão foi dito por Davi em um momento que ele tinha a oportunidade de matar o rei Saul. E disse Davi a Abisai: Nenhum dano lhe faças; porque quem estendeu a sua mão contra o ungido do Senhor e ficou inocente? 1Samuel 26:9. Entenda que Davi está falando do Rei Saul, ele não está falando de líder espiritual, e sim de um rei que Deus elegeu para reinar em Israel. Quando se fala em um ungido do Senhor, está se referindo a um eleito para alguma função ou tarefa, da mesma forma que hoje são eleitos presidente, senadores, governadores, deputados, etc. Todos eles, independente se for servo de Deus ou não, são eleitos por Deus: Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. Romanos, 13:1. Lembre-se que aqui, pela infidelidade de Saul, Davi já havia sido ungido o novo rei; todavia, a consciência de Davi o acusava se ele matasse aquele, que até então, ainda estava no posto de rei. Então ele disse: Disse mais Davi: Vive o Senhor , que o Senhor o ferirá, ou o seu dia chegará em que morra, ou descerá para a batalha e perecerá. 1Samuel 26:10.  Davi sabia que cedo ou tarde Saul morreria; mas, não queria ser o instrumento que o mataria; então o entregou nas mãos de Deus. O fato é que o texto que usam para dizer que não devemos tocar no ungido do Senhor, não está falando de um pastor, nem líder espiritual do povo de Deus; mas de um ímpio e pecador. Hoje todos somos ungidos, escolhidos e eleitos do Senhor: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
1Pedro 2:9.

Como devem ser os pastores
Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Hebreus 13:7. Essa passagem diz que devemos lembrar dos nossos pastores que nos falam a palavra da verdade. Nesta passagem, poderíamos voltar a falar sobre tudo que já foi dito, mas dessa vez gostaria de me atentar a outro detalhe: Lembrai-vos dos vossos pastores. Aqui o Senhor dá uma ordem para as ovelhas. O fato é que existem muitas ovelhas displicentes. Algumas poderiam, inclusive, ter qualquer outro nome; principalmente sangue-sugas mas não ovelhas! Lembrando que o porte das ovelhas também cooperam para desenvolver maior eficiência no trabalho pastoral ; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. Existem membros de igreja que só vão ao pastor para pedir. Despejam sobre o pastor um mar de problemas, mas não cumpre a palavra que dizPorque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 1 João 3:11. Ou seja, a ovelha tem que se importar com seu pastor;  não ir até ele apenas para exigir algo; mas cuidar, ajudar, valorizar, respeitar; demonstrar que se importa perguntando como ele está; como está em casa; no trabalho; se está precisando de algo; oferecendo ajuda no que for preciso entre outros. Já foi dito que todos somos iguais, todos temos necessidades e problemas; inclusive os pastores. Quando diz para lembrarmos deles  está dizendo também para orarmos por eles. Lembre-se do seu pastor em suas  orações, pois ele necessita e precisa de ajuda  divina, para nos ensinar com prazer, amor e verdade. Mas ao invés de buscarem ajudar, muitos levam mais peso; um exemplo claro são as ovelhas que atrapalham o pastor durante o culto. Enquanto o pastor está pregando, as ovelhas conversam; levantam e andam para lá e para cá; mexem em celular; não ouvem; não prestam atenção no culto ou na palavra; o pastor está pregando em Apocalipse, eles estão lendo Gênesis; existem ainda aqueles atrasadinhos de cultos; chegam tarde e ainda vão de cadeira em cadeira, cumprimentando irmão por irmão, tirando toda a atenção do pastor e fazendo ele  perder toda a linha de raciocínio; desrespeitam, confrontam; e ainda falam mal do pastor: ele não sabe pregar; ele fala demais; ele fala pouco; ele fala muito alto; ele fala muito baixo; reclamam  que o pastor não vai fazer uma visita; falam que o pastor não se importa e que ele não vai atrás; mas fica a questão: será que a pessoa problemática é o pastor ou o membro incompreensivo? O fato é que um pastor de ovelha deve ir atrás de "ovelhas" e não de "bodes"! E então, quem é você?

Agora continuando; o mesmo verso diz que devemos nos atentar para a sua "maneira de viver". Paulo ensinou que os pastores devem ser homens de bom testemunho, não entregues a bebidas alcoólicas, maridos de uma só mulher, bons pais; vigilantes; aptos a ensinar; entre outros (leia Tito 1:5-9 e 1 Timóteo 3:2-7). Assim sendo, temos o dever de nos atentar para ver se suas vidas estão em conformidade com as escrituras. O fato é que se você não for um fiél leitor da bíblia, você nunca saberá distinguir o santo do profano; o puro do impuro, da mesma forma que os sacerdotes de Ezequiel 22:26 não sabiam. O servo de Deus que não conhece as escrituras comete pecado: Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22:29

Jesus, conversando com seus discípulos, dizia que teria que morrer; mas ressuscitaria no terceiro dia. Então veio até Ele a mãe dos filhos de Zebedeu, e pediu para que, no seu reino, seus filhos se assentassem, um à sua direita e outro à sua esquerda. Os demais Apóstolos se indignaram; então Jesus os ensinou que entre os gentios, os seus príncipes que os dominavam e os grandes exerciam autoridade sobre eles (Mateus 20:17-25). Então Jesus da uma ordem: Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser, entre vós, fazer-se grande, que seja vosso serviçal; e qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro, que seja vosso servo. Mateus 20:26-27. Ou seja, Jesus estava ensinando aos seus apóstolos que no mundo existem hierarquias, todavia não seria assim entre o seu povo santo, todos seriam iguais. Então ele encerra o assunto dizendo: bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e para dar a sua vida em resgate de muitos. Mateus 20:28. Jesus queria deixar claro que deveríamos nos sujeitar uns aos outros... "Uns aos outros"; mostrando que ele próprio veio para servir. Sendo assim, ambos deveriam estar no mesmo nível.

Como já disse, pastor não é um cargo, ser pastor é um dom de Deus. Deus repartiu os dons a cada um, de acordo com seu chamado: E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Efésios 4:11-12. Ou seja, ser pastor é um dom que precisamos receber se quisermos exercer tal função, e neste texto vemos o nivelamento; não há um maior do que o outro, mas todos estão unidos para edificação e ensinamento um dos outros. Assim todos aprenderemos com todos, inclusive o pastor, além de ensinar, pode também aprender muito com suas ovelhas. E isso até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo. Efésios 4:13. Para que assim, juntos, unidos em um mesmo propósito alcancemos a verdade e para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente. Efésios 4:14.

A Bíblia também "não dá" nenhuma autoridade ao pastor; mas coloca homens entendidos das escrituras para ensinar. Enquanto isso todo o rebanho observa cautelosamente os seus ensinos. Os bons pastores, sobretudo, orientam as ovelhas a observarem "tudo" nas escrituras, inclusive seus próprios ensinos. Falo como a sábios; julgai vós mesmos o que digo. 1 Coríntios 10:15. Paulo elogia a igreja de Bereia por observar tudo que ele falava para saber se estava de acordo com as escrituras. Ele sempre foi a favor disso; afinal ele mesmo disse que: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8. Mais uma vez pergunto: como saberemos que é outro evangelho, se não "conhecermos" o evangelho?
O dever dos pastores é ensinar o das ovelhas é observar.
Fica claro que a vontade de Paulo, é que passemos a observar os ensinos e verificar nas escrituras se é assim; e quem assim não o faz é como meninos inconstantes levados ao redor a todo vento de doutrina. Mas como Pedro disse: antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém! 2 Pedro 3:18.

Devemos levar tudo ao pastor?
Definitivamente não. Em tudo devemos, primeiramente, consultar a Deus. Orientação pastoral, embora muito importante para crescimento espiritual, é um dever secundário. Nenhum homem é inquestionável; todos somos imperfeitos. Claro que existem aqueles que se destacam por sua sabedoria e por seus dons na igreja, mas isso não pode ser utilizado para ser o maior ou dominar sobre os outros, cada um responde por si diante de Deus. A igreja deve ser vertical e não horizontal; ou seja, temos que olhar para o alto e não para os lados; se espelhar em Jesus e não em homens. Lembre-se que o bom pastor é Cristo e ele é o líder e cabeça da igreja.

Sendo pastor um dom, temos que entender que há diversos outros e todos se nivelam; não existe maior importância em um e insignificância para outro; todos cooperam para o crescimento do corpo de Cristo. Até mesmo os membros, muitos que não possuem cargos eclesiásticos, mas são tão importantes quanto  qualquer outro, afinal, de que adiantaria ser pastor de uma igreja sem membros? Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato? 1 Coríntios 12:14‭, ‬17.

"Não existe ninguém responsável por você!" Você é o único responsável pela sua vida e sua salvação. Nenhum pastor pode te dizer como viver, apenas te mostrar o caminho. Cabe a você seguir ou não.

Esse padrão hierárquico na igreja cristã atual, não vem da igreja primitiva; mas vem de padrões católicos. Na igreja primitiva todos eram iguais e todos aprendiam uns com os outros. Nenhum pastor é inquestionável. Devemos sim duvidar de tudo que ele fala se não estiver de acordo com as escrituras; pois como já vimos, nem todos possuem todo o conhecimento. Uma vez que todos nós somos sacerdotes de Cristo, independente de cargo eclesiástico, temos total liberdade de chegamos até o nosso pastor e mostrar o erro (quando houver) que ele comete, para que ele também venha para o caminho correto, pois mesmo sendo mais entendido não quer dizer que ele entende de tudo (Aos que pecarem, repreende-os na presença de todos, para que também os outros tenham temor. 1 Timóteo 5:20). Lembrem-se também que certa vez Paulo repreendeu Pedro: E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. [...] Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus? Gálatas 2:11‭, ‬14. Aqui Paulo conta como repreendeu particularmente o apóstolo Pedro por agir com hipocrisia. Pedro conhecia a verdade, mas o medo de desagradar os judeus que, mesmo convertidos, insistiam em viver com base em velhos costumes, acabava por se afastar de seus irmãos gentios, quando seus irmãos judeus estavam por perto. E ainda por cima queria obrigar os gentios a viverem como judeus quando ele próprio, Pedro, já não vivia mais assim. Repare que na época, Paulo era como um neófito diante de Pedro; era como se um membro tivesse repreendendo o pastor  pelo erro que cometeu. Ele não se achava maior ou melhor do que ninguém,  apenas estava fazendo o que é correto diante de Deus e dos homens. Instrui ao sábio, e ele se tornará mais sábio; Ensina ao justo, e ele crescerá na ciência. Provérbios 9:9.

Dizem ainda que quem não honra o pastor é amaldiçoado, sem falar que já virou moda  ver pastores contemporâneos  lançarem maldições sobre outras pessoas, com a alegação de que estão o acusando ou algo do tipo; mas uma coisa é certa; pastor de "verdade", que recebeu esse dom do Espírito Santo, não amaldiçoa ninguém, porque ele tem amor dentro dele.

E quanto aos pastores que pregam a verdade?
Devemos sempre ouvir as orientações ensinadas pelos mais entendidos e observar se está de acordo com as palavras e vontade de Cristo; assim não padeceremos  por imitar falsos ensinos; afinal: se um cego guiar  outro cego, ambos cairão na cova. Não cairão apenas os que ensinam, mas os que seguem também. Paulo diz: Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. 2 Timóteo 4:3. Isso mostra também, que os ouvintes são tão errados quanto os que ensinam.

"Procura apresentar-te a Deus aprovado... 2 Timóteo 2:15"
Todo aquele que ensina a palavra da verdade e tem o dom pastoral deve ser respeitado, honrado e ouvido, se bem que todo servo de Deus tem que fazer isso com todos, não só com pastor, pois a Bíblia exorta: Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3. Mas um líder que ensina as verdades bíblicas não tem dificuldade alguma para ser seguido e formar discípulos. Se a verdade está sendo pregada, se o líder tem bom testemunho, bom caráter, é honrado, usado por Deus; então o escute, ouça os seus ensinos e os pratiquem. Nos dias atuais é difícil encontrar um homem santo; então se agarre nos santos que ainda existem; baseiem suas vidas neles e nas escrituras e os sigam. Uma vez que esses pastores são homens santos, não é pecado basearmos as nossas vidas neles, por que Paulo mesmo disse: Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. 1 Coríntios 4:16; mas por que ele disse isso? Porque ele era imitador de Cristo: Sede meus imitadores, como também eu, de Cristo. 1 Coríntios 11:1. O desejo de Paulo não era que fossemos iguais a ele; mas sim iguais a Cristo.  Homens assim devem ser seguidos. Nos dias atuais, não podemos seguir qualquer homem; mas procurar homens com uma vida debaixo das escrituras. Se está difícil encontrar esses homens, olhe para o passado; olhe para os homens de Deus, homens bíblicos do antigo testamento: Moisés, Elias, Eliseu, Davi, Daniel, Isaías, etc. Olhe para Cristo e a igreja primitiva: João, Pedro, Paulo, Estêvão, Natanael, etc. Olhe para os puritanos, homens santos: Jonathan Edward, martyn Lloyd lloyd-jones, David brainerd, Martinho Lutero, John bunyan, John Owen. Observem eles, estudem eles, vivam de acordo com o que eles pregavam e ensinavam, pois dificilmente encontrará teor teológico tão poderoso quanto esses homens ensinaram. Eles viveram de acordo com bases bíblicas; devemos nós viver assim também!

Conclusão
Entretanto, se alguém fizer tropeçar um destes pequeninos que creem em mim, melhor lhe seria amarrar uma pedra de moinho no pescoço e se afogar nas profundezas do mar. Mateus, 18:6.
Todos nós cristãos temos uma grande responsabilidade para com Cristo e sua palavra; todavia, todo aquele que possue chamado pastoral tem essa responsabilidade aumenta grandemente. Por isso hoje existe tanta heresia; pois muitos são chamados pastores sem possuir nenhum tipo de dom pastoral. Todos quantos tem o dever de trazer a mensagem do Senhor,  deve ser um exímio conhecedor das escrituras; sabendo que uma interpretação errada e fora de contexto bíblico pode conduzir toda uma congregação ao engano; melhor para este homem é a morte, do que fazer tropeçar um dos servos do Senhor.
Richard Baxter  disse: "pastores, cuidado ao prepararem um sermão; podem estar preparando sua própria condenação!"
Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Atos 20:28‭. Pastores, orem e busquem incessantemente o Espírito Santo; assim estarão aptos a cuidar do rebanho do Senhor. Peçam ao Senhor que de graça vos dará sabedoria.  Todavia não peçam apenas para si mesmos; orem, clamem, chorem, intercedam, ensinem, exortem, doutrinem todo o rebanho; não fazendo apenas para satisfazê-los, e sim para transmitir a mensagem de Deus, como Deus manda. Não para agradar homens mas para agradar a Deus.  Não deem o que eles querem; deem o que eles precisam. Não almejeis vós ministérios cheios de pessoas; almejai antes um ministério cheio de salvos, lavados e remidos  pelo sangue de Cristo. Seja exemplo, de testemunho, seja a luz do mundo, o sal da terra; seja cristão verdadeiro!
Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Atos 20:‬29-30.  Protejam suas ovelhas e não as deixe ser enganadas. Saiba que virá o tempo, e esse tempo já chegou, em que o engano conduziria muitas vidas ao inferno; mas você homem de Deus, seja o diferencial nesses dias; você tem a vara e o cajado nas mãos; então proteja suas ovelhas dos lobos. Nada façais por contenda ou por ganância, sabendo que tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos ‬20:‬35. Também vos exorto que nunca se esqueçam que não é apenas a responsabilidade aumentada grandemente com relação as ovelhas; mas uma vez que são colocados por ministros de Cristo, por porta voz de Deus; uma vez que são colocados em cima de um púlpito para transmitir a mensagem santa e verdadeira; e uma vez que você é um pregador que ensina as verdades santas e bíblicas, que se sujeita a Cristo, que dá testemunho, que é fiel a Deus e possui palavras de verdade;  tenham em mente que as forças das trevas irão empreender grandes combates para te derrubar.
Richard Baxter também disse: "satanás tem ódio dos líderes subordinados a Cristo mais do que aos soldados rasos. Ele sabe muito bem o tumulto que poderá causar entre os seguidores, se os líderes caírem diante deles. Ele fere o pastor para que o rebanho se disperse." 
Ou seja, você é o primeiro alvo de satanás. O líder que não é preparado, já está sendo usado por satanás para enganar derrubar e destruir a igreja.

Ovelhas, orem por seus pastores e os respeitem.  Observe sempre os seus ensinos e compare com a palavra de Deus.  Se necessário repreenda-o,  todavia, não aceites acusação contra presbítero, senão com duas ou três testemunhas. 1 Timóteo 5:19. Uma vez que seu pastor seja homem de Deus, seja você também assim como ele; porém nunca esqueça que você é o único responsável por sua salvação. Lembre-se também que, embora Deus tenha instituído um homem para ensinar e transmitir a sua mensagem na terra, o Grande, o Verdadeiro e o Bom Pastor, aquele que não erra e é perfeito, é Jesus Cristo; todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor. 2 Coríntios 3:18.

Que Deus abençoe todos os meus queridos leitores!

Alguns dos textos expostos neste estudo são baseados em pregações e outros estudos feitos por homens de Deus,  que não se deixam contaminar pelas atuais astucias diabólicas e tem por fundamento as Santas Escrituras como base para todas as áreas de suas vidas, formando assim o corpo de Cristo e trazendo vidas ao arrependimento e conversão através da verdade revelada pelo Espírito Santo.

II Timóteo 3:16-17 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Danilo

Comentários

Outros estudos para edificação

LOUVOR